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Logotipo da exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil
Foto da regularização, alinhamento e nivelamento de linha - Implantação da ferrovia Pelotas-Canguçu - aproximadamente 60 km - 1950.
Fonte: A engenharia do exército na construção do desenvolvimento nacional/ Washington Machado de Figueiredo [et.al]... -- Brasília: Departamento de Engenharia e Construção, 2014.

A Engenharia no Desenvolvimento do Brasil

1822-1889

A história comprova que o trabalho desenvolvido pela engenharia militar do Exército Brasileiro sempre buscou alcançar tanto a defesa nacional, quanto o desenvolvimento do país. Neste sentido, podemos dizer que os interesses concorrem para um mesmo propósito, que é entregar à nação uma estrutura capaz de promover a sua salvaguarda, bem como o seu progresso.

Desde os primeiros momentos, antes mesmo da independência, em 7 de setembro de 1822, já era visto um gigantesco trabalho de demarcar e defender o imenso e desconhecido território que, a partir de então, se tornaria o país que conhecemos hoje. Esse esforço pode ser entendido como o embrião da engenharia militar brasileira, na medida em que trouxe às novas terras o conhecimento da arte da engenharia que proporcionaram ao país, já naquele período, as bases para a defesa e integridade territorial, bem como para o desenvolvimento do país.

Nesse contexto, foi no período entre 1822 e 1889, que os engenheiros formados pelo Exército passaram a se desdobrar pelo Brasil produzindo ações que marcariam o processo de modernização e conquistas do nosso território. Passada a era das fortificações e dos Arsenais de Guerra, com a consolidação de uma estrutura própria capaz de agir e reagir, defender e atacar, a engenharia militar precisou atuar em outras vertentes diante do Brasil que deveria seguir crescendo. Nesse sentido, para além do aspecto de combate, a participação da engenharia militar na construção das rodovias e ferrovias pelo país foi determinante para o florescimento de uma nova nação.

Após a Independência, vale destacar que o Real Corpo de Engenheiros, criado por D. João VI, deu origem ao Imperial Corpo de Engenheiros, que mantinha em seus quadros a maior parte dos técnicos da época.Os engenheiros militares brasileiros já estavam capacitados a executar rigorosos planejamentos para a construção de obras públicas em prol do Estado. Porém, foi somente com a Lei 2.911, de 21 de setembro de 1880, e o aumento do efetivo do Batalhão de Engenheiros, que lhes foi conferida uma nova missão. Eles seriam empregados, também, na construção de estradas de ferro, de linhas telegráficas estratégicas e outros trabalhos de engenharia então realizados pelo Estado, sob a direção de oficiais técnicos designados pelo Governo.

Mesmo com a já constante presença das empresas privadas no processo de desenvolvimento da nação, a Engenharia Militar continuou a atuar em empreendimentos estratégicos, sobretudo, na construção de eixos rodoviários e ferroviários, linhas telegráficas, assim como nas fortificações permanentes e nos trabalhos de mapeamento do território. Em 1888, o Exército Imperial foi reorganizado e o Batalhão de Engenheiros foi transformado nos 1o e 2o Batalhões de Engenharia, de onde derivaram os batalhões ferroviários e rodoviários e, posteriormente, os de construção.

Enfim, ao longo do tempo, acompanhando a modernização e adequando-se às necessidades do país e do Exército, a engenharia militar seguiu cumprindo as mais diversas missões que colaboraram para a integração nacional e, em consequência, para a manutenção da unidade do território.

Foto da chegada dos trilhos em Ponte Alta do Norte (Km 234), em 2 de novembro de 1959.
Fonte: A engenharia do exército na construção do desenvolvimento nacional/ Washington Machado de Figueiredo [et.al]... -- Brasília: Departamento de Engenharia e Construção, 2014.
Foto dos serviços rudimentares de emboque de túnel - na década de 1930.
Fonte: A engenharia do exército na construção do desenvolvimento nacional/ Washington Machado de Figueiredo [et.al]... -- Brasília: Departamento de Engenharia e Construção, 2014.
Foto do encabeçamento de ponte na BR-163 - 1973.
Fonte: A engenharia do exército na construção do desenvolvimento nacional/ Washington Machado de Figueiredo [et.al]... -- Brasília: Departamento de Engenharia e Construção, 2014.
Foto da pavimentação da BR 230  - Trecho Lavras da Mangabeira a Várzea Alegre 1973.
Fonte: A engenharia do exército na construção do desenvolvimento nacional/ Washington Machado de Figueiredo [et.al]... -- Brasília: Departamento de Engenharia e Construção, 2014.
Fonte: Canal do Youtube Exército Brasileiro.
Fonte: Canal do Youtube Exército Brasileiro.

Para saber mais, veja em:
http://www.eb.mil.br/engenharia
http://www.dec.eb.mil.br/index.php/en/principios