English version
Logotipo da exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil
Foto do Marechal Rondon em sua expedição pelo Brasil.
Fonte: Imagens de Internet.
Foto do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Fonte: Imagens de Internet.

Marechal Rondon e a Conexão Entre Passado e Presente

1865-1958

O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é conhecido como o "Pai das Telecomunicações Brasileiras" e a data de 5 de maio, seu aniversário, é designada como sendo o “Dia Nacional das Telecomunicações”. Rondon, Engenheiro Militar, teve protagonismo na exploração do interior do Brasil e na construção de diversas linhas telegráficas, destacando-se as de Cuiabá a Registro do Araguaia, primeira linha telegráfica do Mato Grosso, e a sua extensão até a Amazônia, as quais serviram para conectar as regiões do país.

Nesse período de desbravador do interior do país, o Marechal pôs em prática os seus ideais de ambientalismo e desenvolvimento sustentável, destacando o papel do povo indígena no Brasil, garantindo os esforços necessários para a demarcação de suas terras e ampliando assim a extensão das áreas delimitadas.

Em consequência do seu envolvimento com a causa indígena, fundou, em 1910, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), órgão que chefiou até 1930. O SPI veio a se tornar, em 5 de dezembro de 1967, a atual Fundação Nacional do Índio (Funai). Tempos depois, ainda atuante e preocupado com as questões do índio no Brasil, Marechal Rondon incentivou a criação do Parque Nacional Indígena do Xingu, em Mato Grosso, projeto idealizado pelos irmãos Villas Bôas: Orlando (1914-2002), Cláudio (1916-1998) e Leonardo Villas-Bôas (1918-1961).

Ainda hoje, os feitos do Marechal Rondon são considerados marcantes e notáveis para o país. Da mesma forma, eles se fazem presentes nos princípios, nos valores e nas ações do Exército Brasileiro nas regiões mais longínquas do país. A título de exemplo, podemos traçar um paralelo entre as realizações e consequências do trabalho realizado por Rondon no território amazônico com o papel da Engenharia Militar na construção e manutenção da infraestrutura da região Norte do Brasil, promovendo a conexão entre as regiões isoladas e os centros mais desenvolvidos.

O projeto Amazônia Conectada, capitaneado pelo Ministério da Defesa, permite ao Exército Brasileiro, aos moldes de Rondon, conectar diversas regiões espalhadas pela Amazônia. Com canais de transmissão de dados em alta velocidade, permitindo o fluxo de informações de uma maneira segura e confiável, provendo serviços de Internet para populações isoladas que antes tinham dificuldade de se comunicar entre si e com o restante do País.

Enfim, a manutenção dos valores de Rondon, que permanecem nos integrantes atuais da Engenharia Militar do Exército, segue promovendo o desenvolvimento nacional independente do contexto e superando todos os desafios.

Foto da expedição liderada pelo Marechal Rondon desbravando o Brasil. Foto da expedição liderada pelo Marechal Rondon desbravando o Brasil.
Fonte: Imagens de Internet.
Foto de alunos uniformizados com uniforme histórico do IME
Fonte: Imagens de Internet.
Fonte: Canal do Exército Brasileiro - Youtube.

Clique para ler os 03 volumes da obra Índios do Brasil:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/559114


Clique para ler um informativo sobre Rondon - a luta pela integração nacional e a causa indígena:
http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto65/FO-CX-65-4283-2011.PDF