O Uniforme Histórico do IME
1852-2022
Os mais antigos documentos sobre uniformes de soldados no Brasil, referem-se às duas companhias de dragões reais das Minas Geraes que datam do século XVIII. Percebe-se, sobre esse aspecto, que os uniformes das tropas desde aquele período são importantes marcas das formações militares. A despeito disso, é importante ressaltar que ao longo de toda a história militar, os uniformes foram passando por alterações com a finalidade de atenderem as necessidades da tropa, bem como se adequarem às novas tecnologias e inovações dos produtos têxteis voltados para as Forças Armadas.
Na engenharia militar, os uniformes também representam aspectos históricos importantes. Por essa razão, com o intuito de chamar atenção para a sua importância histórica, o Primeiro Uniforme (1º A1) do Instituto Militar de Engenharia (IME) é considerado o uniforme escolar histórico da instituição.
Este traje mítico, inspirado no uniforme do Imperial Corpo de Engenheiros Militares, de 1852, traduz o sentido de respeito e reconhecimento àqueles que nos antecederam na missão da engenharia militar.
Outro detalhe importante sobre o uniforme do IME, está na presença da casaca azul-ferrete, que é semelhante à utilizada pelos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O castelo bordado em suas mangas representa a engenharia, enquanto os ramos que o abraçam representam a Ciência e a Tecnologia.
Aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.772, de 14 de junho de 2022, esse uniforme materializa a mística e a trajetória histórica da Engenharia Militar. Há décadas, o símbolo institucional do IME, ofertado às autoridades e comitivas em visitas oficiais, é o “Soldado da Tecnologia”, que se apresenta com o uniforme do Imperial Corpo de Engenheiros, portando com galhardia o Estandarte Histórico do IME.
Como marca dessa história, o uniforme é símbolo importante das tradições militares, bem como evoca as tradições seculares das nossas tropas de engenheiros, que ao longo de sua trajetória mantiveram viva a mística própria e peculiar da engenharia militar.