English version
Logotipo da exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil
Foto da frente Histórica do Arsenal de Guerra do RJ.
Fonte: Acervo do Arsenal de Guerra do RJ.

Avanços Científicos e Tecnológicos

1822-1889

A evolução das instituições militares está intimamente ligada à sua conexão com os avanços tecnológicos e científicos do seu tempo. Nesse sentido, podemos dizer que, historicamente, o Exército sempre esteve atento e integrado ao processo de transformação da sociedade produzindo inovações científicas que foram determinantes para o cumprimento da sua missão.

Evidentemente, as transformações e movimentos históricos afetaram as mais diversas áreas da Força Terrestre. Nesse sentido, baseada em avanços científicos e tecnológicos específicos, a Engenharia Militar assumiu um papel preponderante nos diversos conflitos armados do Brasil Imperial, apoiando o planejamento, o preparo e o emprego da força militar. O impacto dessa participação pode ser sentido não somente na frente de batalha, mas também no processo de organização da engenharia militar ao longo da história do Exército.

Para além do avanço progressivo a respeito das questões bélicas, que efetivamente trouxeram progresso e poder ao Exército, notadamente vinculada a sua capacidade de recuperar, preservar, desenvolver, e produzir o próprio equipamento de combate em seus Arsenais, a Engenharia Militar atuou também para o desenvolvimento, expansão e domínio do território nacional.

Sobre esse aspecto, os engenheiros militares realizaram o mapeamento do território, possibilitando a identificação de locais propícios à construção de estradas, de linhas telegráficas, de pontes e de fortificações, o que permitiu o aperfeiçoamento do transporte e do abastecimento das tropas, colaborando para a posterior integração nacional.

Por fim, aprofundar-se na história do Exército Brasileiro é também mergulhar nos avanços científicos e tecnológicos experienciados pela nação. Diante desta constatação, é preciso ficar atento ao papel profuso e característico da engenharia militar neste processo que, em meio à sua missão central vinculada ao aperfeiçoamento do poderio militar da Força Terrestre, esteve presente também em diversos avanços importantes para o progresso ampliado do País.

Foto do Arsenal de Guerra do RJ em operação.
Fonte: Acervo do Arsenal de Guerra do RJ.
Foto do Arsenal de Guerra do RJ em operação.
Fonte: Acervo do Arsenal de Guerra do RJ.
Foto histórica da Construção do Tronco Principal Sul (Roca Sales/RS-Brasília/DF)
Fonte: Acervo do DEC.
Foto histórica da Construção de Rodovia.
Fonte: Acervo do DEC.
Fonte: Youtube.

Para saber mais sobre a produção científica do IME:
http://www.ime.eb.mil.br/producao-cientifica.html