English version
Logotipo da exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil

Defesa Antiaérea e a Soberania Nacional

Desde 2006

É perceptível na atual conjuntura internacional que o poder militar aeroespacial é um dos elementos mais importantes dentro do teatro de operações. Nesse cenário, a Defesa Antiaérea, sendo um elemento de dissuasão de alta capacidade voltada para esse domínio, torna-se um integrante fundamental para a defesa e soberania do país.

Por meio deste entendimento, a Engenharia Militar do Exército tem atuado com foco crescente nos diversos Programas Estratégicos da Força Terrestre. Dentre estes, podemos destacar o Programa Defesa Antiaérea que, de grosso modo, visa a aquisição de meios modernos de Defesa Antiaérea, além da sua nacionalização. Ademais, pretende reequipar as unidades e subunidades com o que há de mais moderno nesse segmento de defesa, capacitando o Exército Brasileiro a cumprir sua missão na defesa de instalações e áreas estratégicas de forma ainda mais efetiva.

São muitos os benefícios gerados pelo Programa Defesa Antiaérea, dentre eles, o domínio de tecnologias críticas de defesa antiaérea; a capacitação da Força Terrestre ao combate no amplo espectro; o aumento da capacidade de defesa de estruturas estratégicas; a contribuição para o monitoramento do espaço aéreo; o aumento da interoperabilidade entre as Forças Singulares; a contribuição para a ampliação do intercâmbio e parcerias com o setor científico-tecnológico nacional; e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).

Como contribuição da Engenharia Militar do Exército para o Programa Defesa Antiaérea, merece destaque o desenvolvimento da família de radares, fruto de profícua parceria com a BIDS. Um desses radares é o SABER M60 (Sistema de Acompanhamento de alvos aéreos Baseado em Emissão de Radiofrequência) que é um radar de busca e vigilância em três dimensões, desenvolvido para defesa antiaérea de baixa altura, capaz de processar 40 alvos simultâneos e de classificar aeronaves em asa fixa e asa rotativa.

Outro radar de destaque é o SABER M200, que se caracteriza por ser um radar multimissão para defesa antiaérea de média altura, tridimensional, que emprega tecnologia de varredura eletrônica para detecção e acompanhamento de aeronaves.

O Brasil é o único país da América Latina a possuir tal tecnologia, sendo um dos poucos países do mundo a dominá-la. Enfim, por meio de desenvolvimentos em conjunto com a BIDS, a Engenharia Militar do Exército vem promovendo o estímulo à ciência, à tecnologia e à inovação. Contribuindo, assim, para o aumento da capacidade de dissuasão contra eventuais ameaças ao território e, consequentemente, projetando internacionalmente o Exército Brasileiro e o país.

Foto da Defesa Antiaérea
Fonte: Galeria de Imagens do EPEx.
Foto da Defesa Antiaérea
Fonte: Galeria de Imagens do EPEx.
Foto da Defesa Antiaérea
Fonte: Galeria de Imagens do EPEx.
Foto da Defesa Antiaérea
Fonte: Galeria de Imagens do EPEx.
Fonte: Canal Oficina de Guerra no Youtube.
Fonte: Canal do Exército Brasileiro no Youtube.

Para saber mais, veja em:
http://www.epex.eb.mil.br/index.php/defesa-antiaerea