A Engenharia Militar e a TV Brasileira
Década de 60 e 70
A televisão é, sem dúvida, um dos grandes marcos do século XX. Produzindo informação e entretenimento, ela conecta regiões e culturas por todo o mundo. No processo, complexo e de grande relevância para a sociedade, que foi tornar esse bem acessível a uma parcela maior da população brasileira, a Engenharia Militar se mostrou capaz de expandir seu conhecimento científico para contribuir de forma determinante para essa conquista.
Esse ambiente está permeado de exemplos que ilustram como os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos pela Engenharia Militar do Exército comprovam que a sua contribuição extrapola os limites da Força Terrestre e atinge diretamente o progresso e o cotidiano da sociedade civil.
Desde 1963, a televisão brasileira já transmitia imagens a cores, no padrão americano NTSC. No entanto, os aparelhos de TV eram importados e o seu alto custo inviabilizou a popularização dessa nova tecnologia. Assim, o acesso a grande novidade do século ficava restrita a um grupo reduzido de pessoas.
No entanto, no fim da década de 1960, esse panorama começa a mudar. Tal fato ocorre quando uma equipe do Instituto Militar de Engenharia desenvolve o padrão de cores do sistema PAL-M de televisão. A partir daquele momento, ele passava a oferecer alta qualidade e compatibilidade com a frequência de rede adotada no Brasil.
Liderada pelo então Major Engenheiro Militar Alcyone Fernandes de Almeida Júnior, Professor e Pesquisador do IME, a equipe desenvolveu essa solução genuinamente brasileira permitindo a implantação de uma indústria nacional capaz de fabricar televisores em cores e, fundamentalmente, a preços acessíveis.
O desenvolvimento do sistema PAL-M para a TV em cores, permitiu que o Brasil tivesse uma tecnologia própria, confiável e adequada à realidade brasileira, capaz de garantir a qualidade na geração, transmissão e recepção dos sinais televisivos, promovendo uma efetiva integração nacional, a partir do baixo custo dos aparelhos coloridos produzidos pela indústria nacional e do acesso universal e facilitado pelo novo sistema.
Em 1972, houve a primeira transmissão oficial, utilizando o sistema PAL-M. A partir desse marco histórico, os brasileiros tiveram acesso a uma tecnologia, que revolucionou a TV brasileira, demonstrando a capacidade de inovação da engenharia nacional. O Professor Alcyone integrou o Quadro de Engenheiros Militares (QEM), atingindo o posto de Coronel. A sua brilhante trajetória, atravessa o tempo e continua servindo de exemplo e motivação para as novas gerações de Engenheiros Militares.