English version
Logotipo da exposição 200 Anos de Ciência e Tecnologia no Brasil

IME - Tradição, História e Inovação

Desde 1792

A história do Instituto Militar de Engenharia (IME) é, sem dúvida, uma marca importante na Ciência e Tecnologia no Brasil. Sendo herdeira da primeira Escola de Engenharia das Américas e a terceira do mundo, desde a sua criação, o IME contribui para o avanço e o desenvolvimento do país, por meio da sua nobre missão de formar, especializar e aperfeiçoar pessoal em nível superior no campo científico-tecnológico e cooperar, através do ensino e da pesquisa, para o progresso do Exército Brasileiro e do país.

Sua história remonta a 1792, quando foi criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, por ordem de Dona Maria I, Rainha de Portugal. Instalada na “Casa do Trem de Artilharia”, na cidade do Rio de Janeiro, onde atualmente se localiza o Museu Histórico Nacional, a Real Academia foi transformada na Academia Real Militar, em 23 de abril de 1811, por ordem de D. João VI. Ao longo dos anos, recebeu diversas denominações e ocupou diferentes instalações, sendo designada Escola Central a partir de 1858.

Entre 1792 e 1874, todas essas Instituições formaram oficiais combatentes e engenheiros militares e civis para o Brasil. Após esse período, a Escola Central passou a se chamar Escola Politécnica e se desligou das finalidades militares, formando apenas engenheiros civis. Por outro lado, os oficiais combatentes passaram a ser formados na Escola Militar da Praia Vermelha.

Por influência da Missão Militar Francesa, que visitou o Brasil na década de 1920, o Exército resolveu retomar a formação de engenheiros militares a partir de 1928, com a criação da Escola de Engenharia Militar. Esse estabelecimento de ensino foi renomeado Escola Técnica do Exército em 1934, passando a ocupar instalações na Praia Vermelha em 1942. Em 1959, a Escola Técnica do Exército foi fundida com o Instituto Militar de Tecnologia, dando origem ao atual Instituto Militar de Engenharia.

Atualmente subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), o IME tem a missão de formar e graduar Engenheiros Militares, da ativa e da reserva, e realizar pesquisa científico-tecnológica, visando atender às necessidades do Exército Brasileiro em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais do que ser o berço da Engenharia Brasileira, o IME é um reconhecido centro de excelência, com grande prestígio nacional e internacional, sendo considerado a melhor escola de Engenharia do país, segundo avaliação do Ministério da Educação.

Fonte: Acervo do IME.
Fonte: Acervo do IME.
Fonte: Acervo do IME.
Fonte: Acervo do IME.
Fonte: Acervo do IME.
Fonte: Acervo do IME.
Fonte: Canal IME Exército no Youtube.
Fonte: Canal IME Exército no Youtube.

Para saber mais, veja em:
http://www.ime.eb.mil.br/ime.html
http://www.ime.eb.mil.br/historia.html